Ultimamente a ciência tem proporcionado grandes avanços em descobertas de predisposição genética, através de um teste genético, bem como descobertas de linhagens étnicas pelo DNA e traços de personalidades e hábitos.
Dessa forma realizar um Teste Genético pode trazer informações que auxiliem no cuidado a saúde e até mesmo encontrar parentes. No Brasil temos disponíveis os testes genéticos da Genera, meuDNA, e encontramos outros internacionais como MyHeritage.
Muitos desses têm a finalidade de realizar pesquisa de traços étnicos e encontrar antepassados. Além de ao conhecer mais da nossa história, é analisado predisposições genéticas, possibilitando tomar decisões mais informadas sobre nossa saúde. Por exemplo, podemos adaptar nossa dieta e estilo de vida para reduzir os riscos associados a certas condições genéticas.
Doenças que podem ser percebidos em Teste Genético:
- Infarto Agudo do Miocárdio: causado pela obstrução de artérias coronárias.
- Câncer: entre seus mais variados tipos, câncer de mama, câncer de intestino, câncer de bexiga, câncer de próstata, importante salientar que além de traços genéticos há também a influencia dos hábitos e do ambiente.
- Doença de Alzheimer: um teste de DNA pode te auxiliar a prevenir esse risco, sim, existem medidas como manter a mente ativa e realizar acompanhamento com neurologista que podem prevenir ou adiar o Alzheimer.
- Doença de Parkinson: essa é uma doença hereditária que pode ser testada pelo DNA.
- Trombofilia: essa é uma doença que favorece o risco de trombose
- Amiloidose: uma doença de depósito que aumenta o risco de cirrose, câncer, Alzheimer e arritmias.
Farmacologia e Teste Genético
Outro aspecto importante dos testes genéticos é sua aplicação na área da farmacologia. Com base em nossa composição genética, podemos identificar como nosso corpo metaboliza certos medicamentos. Isso pode ajudar os médicos a prescrever medicamentos mais eficazes e a evitar reações adversas.
Desde hipoglicemiantes e medicamentos para colesterol até anti-hipertensivos e substâncias como nicotina e álcool, a farmacogenômica está revolucionando a forma como abordamos o tratamento medicamentoso.
- Hipoglicemiantes: a depender do DNA, a metformina ou glibenclamida podem ter um melhor efeito hipoglicemiantes.
- Colesterol: nem sempre a sinvastatina será uma boa droga, o teste de DNA pode auxiliar na escolha da melhor medicação para diminuir os níveis de colesterol, como sinvastatina (opção do SUS), atorvastina ou rosuvastatina podem ser melhores para seu caso.
- Anti-hipertensivos: o teste genético pode auxiliar na escolha entre as diversas classes disponíveis, possibilitando diminuir a chamada polifarmácia (o uso de muitos medicamentos diferentes).
- Nicotina e Álcool: o teste pode possibilitar a identificação de tendência a vícios em nicotina e álcool.
Nutrição e Teste Genético
Nossa genética também desempenha um papel significativo em nossa resposta à dieta e à nutrição. Testes genéticos podem revelar informações sobre como nosso corpo processa diferentes nutrientes, nossa tolerância à lactose, nossa resposta à cafeína e até mesmo nossos padrões de fome e saciedade. Com esses dados em mãos, podemos ajustar nossa dieta de acordo com nossas necessidades genéticas específicas, otimizando nossa saúde e bem-estar.
- Dieta: o teste pode analisar se a dieta low fat, low carb ou mediterrânea terá melhor efeito de perda de peso
- Intolerância a lactose: é possível identificar a predisposição genética a intolerância a lactose
- Cafeína: se o consumo te deixa mais ansioso ou não.
- Fome emocional e saciedade: existem genes relacionados a menor capacidade de saciedade ou de fome emocional
Ancestralidade e Teste Genético
A depender da base de dados do teste que pode identificar regiões mais específicas de um continente, algumas bases conseguem diferenciar a genética de Portugal e Espanha, enquanto outras apenas identificam como Iberia, algumas são tão específicos que conseguem identificar regiões de Portugal.
Se isso for importante para você, pesquise os reviews dos testes em plataformas como Youtube para verificar essa base de dados. Há também teste como MyHeritage que proporciona uma plataforma para construção da árvore genealógica e onde é possível encontrar muitos familiares e ancestrais. Isso pode auxiliar na conquista de outra nacionalidade.
Qual o preço?
- Hoje no Brasil o teste da Genera pode ser encontrado na faixa de 200 a 600 reais, com períodos de promoção que o preço se tornam mais atrativos
- MyHeritage: o teste vai ser analisado nos Estados Unidos, e é disponível por volta de 300 reais mais o frete
- MeuDNA: encontrado na faixa de 300 a 600 reais.
Cadastre-se abaixo e fique por dentro dos nossos artigos
Conclusão
Em última análise, a questão de se vale a pena realizar um teste genético é altamente pessoal e depende de uma série de fatores individuais, incluindo objetivos de saúde, interesse em genealogia e ancestralidade, e disponibilidade financeira.
No entanto, com os avanços contínuos na área da genética e a crescente acessibilidade dos testes, é provável que eles desempenhem um papel cada vez mais importante em nossa jornada rumo a uma vida mais saudável, informada e conectada com nossas raízes.
Compartilhe com amigos e familiares e continue acompanhando o Cerebrum Cenereum para mais artigos sobre saúde e notícias